AGRO

 

×

Produtores de café de Mimoso do Sul relatam dificuldades na colheita por falta de mão de obra

De acordo com o cafeicultor Roberto, esse déficit não é uma realidade regional, mas sim nacional.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
27/05/2023 - 10h38 Atualizado em 27/05/2023 - 10h38

Produtores de café de Mimoso do Sul relatam dificuldades na colheita por falta de mão de obra - Foto: Reprodução/ Internet

Quando o consumidor pega uma xícara de café, ele não imagina o tamanho de trabalho que há por trás. Os meses de produção exigem muito do produtor e, hoje em dia, a mão de obra tem sido um verdadeiro desafio nas lavouras.


Continue lendo após a publicidade



Produtores de Mimoso do Sul, no Sul do ES, têm relatado nas redes sociais a dificuldade em encontrar mão de obra para avançar com os trabalhos no campo.

"Meu vizinho está com a lavoura dele toda pra colher ainda, não acha ninguém,ele paga ou 30 reais por balaio, ou 100 reais o dia, com uma hora de almoço e ainda tem 40 minutos de café a tarde, só até às 16horas e tá difícil de achar gente", comenta a produtora Betânia.


Para o produtor Claudinei uma possível explicação é a falta de interesse de jovens e de uma política de assistencialismo que tem afastado as pessoas do trabalho no campo. "A mão de obra que a gente encontra no campo são de pessoas de mais idade, os jovens não querem pegar no batente", explica.

De acordo com o cafeicultor Roberto, esse déficit não é uma realidade regional, mas sim nacional.

O Presidente do Centro do Comércio de Café de Vitória, Márcio Cândido, diz que a colheita do café tipo conilon no estado do Espírito Santo está mais lenta, mas isso não prejudica a safra.

"Sim, é uma realidade no estado, estamos observando essa falta de mão de obra, mas o grau de maturação do fruto ainda aguenta mais um tempo na planta, por isso não vemos como nada que atrapalhe a safra neste momento", afirma.


O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) prevê uma safra estimada em 11.460 milhões de sacas este ano. Uma redução de 7,3% em relação à safra anterior, de acordo com a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado

 
 

Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações