×

Funções incríveis do intestino para entender a importância da educação alimentar

Intestino é chamado de segundo cérebro e tem relação direta com emoções, disposição física e bem-estar. Saiba identificar problemas e como resolvê-los.

Da Rede M1 - por Danillo Cássio
25/12/2022 01h22 Atualizado em 25/12/2022 01h22

O funcionamento intestinal está associado à saúde como um todo — Foto: Reprodução/Internet

É muito comum atribuir à função intestinal sintomas como constipação, gases, refluxo, gastrite, diarreia e outros, entretanto, ele pode estar associado também a ocorrências como fadiga crônica, sonolência, alterações emocionais e outras condições de saúde.


Continue lendo após a publicidade



O intestino desempenha tantas e tão complexas funções que ele ficou conhecido como segundo cérebro.

O funcionamento intestinal está associado à saúde como um todo e vai muito além das funções digestivas. Entenda mais a seguir.

Quais são as funções do intestino?

O intestino atua de forma relativamente independente do cérebro, não precisando dos comandos cerebrais para suas funções principais.

De fato, o intestino tem a própria rede nervosa, o chamado sistema nervoso entérico (SNE). Para seu funcionamento são mais de 500 milhões de neurônios, incontáveis bactérias e também mais de 30 neurotransmissores próprios.

O órgão também tem um sistema próprio de comunicação com o cérebro por meio do nervo vago, transmitindo e recebendo informações por meio das bactérias intestinais que produzem moléculas que, por sua vez, liberam neuroativos na corrente sanguínea.

Portanto, ainda que a função prioritária do intestino seja o processo digestivo, ele atua de forma muito mais ampla na saúde como um todo.

Os neurotransmissores intestinais atuam na produção de hormônios responsáveis pela sensação de saciedade, felicidade e bem-estar.

Além disso, a microbiota intestinal, que consiste no conjunto de bactérias do intestino, está relacionada a fatores comportamentais, como depressão, estresse, ansiedade e, até mesmo, doenças neurológicas, como Alzheimer.

Um dos exemplos da importância da função intestinal é que 90% da serotonina é produzida no intestino. Esse hormônio atua na regulação do sono, humor, bem-estar, cognição, regulação da temperatura corporal e no deslocamento do bolo alimentar durante a digestão.

O intestino também consegue ativar de forma independente o sistema imunológico.

Por exemplo, quando o órgão identifica bactérias ruins no alimento – como ao ingerir alimentos contaminados – ele ativa as células de defesa (macrófagos) por meio da sua rede de neurônios, iniciando rapidamente um processo de combate à malignidade.

Quais são as consequências de um intestino que não funciona direito?

Dada à diversidade e importância das funções intestinais, quando o órgão não funciona direito surgem diversos sintomas que não se limitam a desconfortos gastrointestinais, ainda que esses sejam os mais conhecidos.

Como visto, o intestino tem certa autonomia e muita relação com a atividade cerebral, o que amplifica os sintomas caso haja problemas intestinais crônicos. Entre os sintomas que exigem atenção estão:

  • Constipação recorrente ou sensação de que não esvaziou o intestino completamente após a evacuação (tenesmo);
  • Desconforto abdominal crônico, como dor, queimação, sensação de peso, náuseas, vômito, refluxo, gases, inchaço, constipação ou diarreia;
  • Gases ou sensação de inchaço recorrente, principalmente ao ingerir alguns tipos de alimentos;
  • Diarreia crônica, que consiste em fezes mais frequentes e amolecidas por mais de quatro semanas;
  • Sensação de fadiga recorrente, mesmo com horas suficientes de sono. Esse sintoma é comum em pacientes com Doenças Inflamatórias Intestinais, como a doença de Crohn e colite ulcerativa;
  • Alterações no peso, como ganho ou perda de peso, sem alterações significativas na alimentação;
  • Mudanças de humor, com quadro depressivo ou ansioso, ou comprometimento da concentração, memória e outras funções cognitivas;
  • Sistema imunológico debilitado, com predisposição a quadros inflamatórios e infecciosos.

É importante ter em mente que é comum ter incômodo intestinal pontual, como devido a um tipo de alimento, entretanto, demanda atenção especializada, como do nutrólogo, se essas ocorrências tornarem-se recorrentes e comprometerem a qualidade de vida.

Como a alimentação pode ajudar seu órgão a trabalhar melhor?

Como visto, o bom funcionamento intestinal influencia a saúde como um todo e é possível ajudar o órgão a funcionar melhor, especialmente com a alimentação.

O que ingerimos indica aos genes do intestino o padrão a ser seguido e, consequentemente, a boa funcionalidade do órgão.

Enquanto uma alimentação rica e balanceada indica aos genes que o intestino está saudável, promovendo uma microbiota equilibrada, a alimentação ruim vai ao sentido contrário.

A resposta dos genes à dieta inadequada é uma parede intestinal mais fraca e permeável, prejudicando a absorção de água e nutrientes, além de uma microbiota fragilizada, aumentando a suscetibilidade às doenças e desconfortos gástricos.

Assim, a reeducação alimentar é fundamental para manutenção da saúde intestinal que vai influenciar a saúde como um todo, independente da idade ou dos hábitos anteriores. Algumas boas práticas incluem:

  • Aumentar a ingestão de fibras, especialmente as de origem vegetal por meio de uma dieta rica em frutas, hortaliças, legumes, grão, cereais integrais, oleaginosas, leguminosas e sementes;
  • Diversificar a alimentação, de forma a garantir a prosperidade dos diferentes tipos de micróbios presentes na flora intestinal;
  • Incluir alimentos prebióticos na alimentação como banana, maça, aveia, cevada, farelo de trigo, semente de linhaça, cacau, cebola e alho;
  • Incluir alimentos fermentados na dieta, como kefir, kombucha, iogurte com culturas vivas, kimchi e chucrute;
  • Reduzir o consumo de ultraprocessados que, devido à adição de aditivos como açúcares, sódio, gordura e outros e pobreza em fibras estão associados à proliferação de micróbios intestinais ruins;
  • Evitar lanches noturnos, mantendo um período médio de jejum de 12 horas entre jantar e café da manhã.

A saúde intestinal também vai ser beneficiada por outros hábitos, com destaque ao sono de qualidade e exercícios físicos regulares sempre hidratando o corpo com água.

A soma de boa alimentação com atividades físicas vai resultar em mais disposição física e mental, bem-estar, controle de peso e ganho de massa muscular, o que também pode ser intensificado com tratamentos específicos, como o CM Slim, tecnologia voltada à hipertrofia muscular.


  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


 

Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado


Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações