×

Educação

Questão sobre salário e comissão do ENEM 2022 não tem resposta, dizem professores de cursinhos

O item aparece como 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.

Da Rede M1 - por G1
21/11/2022 06h06 Atualizado em 21/11/2022 06h06

Prova do Enem 2022 não tem resposta correta, dizem cursinhos — Foto: Reprodução/G1

Uma das questões da prova de matemática do segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022 não tem uma resposta correta entre as alternativas, segundo cursinhos. O item aparece como 141 na prova rosa, 175 na prova amarela e 157 nas provas cinza e azul.


Continue lendo após a publicidade



A questão pede para que o estudante aponte qual "expressão algébrica" representa a composição do salário de um vendedor. No enunciado, o item da prova explica que o funcionário tem um salário formado por uma parcela fixa e também um percentual sobre as vendas.

Os cursos Anglo, Etapa, Objetivo e a Oficina do Estudante, além da Plataforma AZ e das Escolas SEB, concordaram que não há uma resposta correta para a pergunta dentro das alternativas apresentadas.

Para o coordenador de matemática do Anglo, Rodney Luzio, a questão também não tem resposta por um erro de digitação nas opções. Na avaliação dele, se não fosse esse problema, a resposta correta seria a "d".

"A questão 141 [da prova Rosa] é até uma questão muito simples, mas acreditamos que houve um erro de digitação, porque, no enunciado, ele fala que a parte fixa é 675 e a alternativa que o Enem deveria julgar correta, que é a 'd', está como 625. Então, houve um erro de digitação de uma questão que é extremamente simples, que é uma modelagem de uma função de duas sentenças", disse.

Para o coordenador do Curso Etapa, Edmilson Motta, e a professora da Oficina do Estudante Claudia Ranchel, também não há alternativa correta em razão de um erro de digitação.

Professores de matemática da Plataforma AZ que realizaram a prova neste domingo também concordam com essa avaliação.

O professor de matemática das Escolas SEB Jeferson Petronilho considera que a questão deverá ser anulada pelo Inep. Para ele, se não fosse um erro de digitação na alternativa "e", essa deveria ser considerada a correta. "Na primeira linha dessa alternativa, era para estar escrito 675, como no enunciado, mas digitou errado. Então, é por isso que consideramos que essa é uma questão que vai ser anulada", afirmou.

O Inep, responsável pelo exame, foi procurado para comentar sobre a questão, mas não se manifestou.

Não há resposta certa no gabarito. — Foto: Anglo/G1

  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da ;Rede M1  


Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado

 
 

Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações