×

Tô de férias

Tô de Férias: Alegre revela belas paisagens e centro histórico

Alegre com pouco mais de 30 mil habitantes se destaca com o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, lindas Praças e com o festival de música.

Da Rede M1 - por Rômulo Muri
14/07/2017 - 11h58- Atualizado em 14/07/2017 - 12h00

Cachoeira da fumaça localizada na divisa com Ibitirama - Foto: Divulgação/ Prefeitura

Uma cidade repleta de paisagens naturais e história, considerada por muitos a capital do Caparaó Capixaba. Alegre com pouco mais de 30 mil habitantes se destaca com o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça, a cachoeira tem esse nome devido à neblina que se eleva acima dela. Esta localizada na divisa com o município de Ibitirama.


Continue lendo após a publicidade



Até pouco tempo, o conhecimento da História de Alegre se restringia à chegada da expedição de Manoel Esteves de Lima, em 1820.

O Período da história de Alegre entre a chegada de João do Monte da Fonseca (1811) e o ano de 1850, quando aqui chegou o primeiro padre, Francisco Alves de Carvalho, permanece obscuro, apenas iluminado por algumas lendas que ilustram fatos vividos pelos primitivos habitantes e aventureiros que vieram estimulados pela coroa portuguesa prometendo honrarias e prêmios aos descobridores de metais preciosos, audazes bandeirantes. Alegre também recebeu um importante contingente de imigrantes, principalmente sírios e libaneses. É nítida a presença da cultura libanesa no comércio da cidade.

Praça no Centro de Alegre a cidade Jardim no Caparaó - Foto: Divulgação/ Prefeitura

O município possui Praças preservadas que faz jus ao nome de Cidade Jardim, o clima é quente e chuvoso, no verão, e seco, no inverno.

Alegre ficou nacionalmente conhecida pelo Festival de Música que surgiu como uma festa universitária em 1980 com os objetivos de divulgar a música popular e revelar novos nomes para o cenário nacional, tanto de compositores como de intérpretes. Na década de 90, o evento tomou outras proporções com o aumento significativo da divulgação, o que explica o sucesso de inscrições e de público a cada ano.

Na década passada, o município recebia 10 mil visitantes durante o Festival. No ano 2000 esse número subiu para 100 mil visitantes, e para 2006 eram esperados 150 mil espectadores. O Festival oferecia uma das maiores premiações do Brasil.

Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha construída em barro e madeira no ano de 1851 - Foto: Divulgação/ Prefeitura

Os pontos turísticos são inúmeros em destaque ficam a Igreja Matriz Nossa Senhora da Penha construída em barro e madeira no ano de 1851. A igreja de Nossa Senhora da Penha possui ainda magníficos vitrais retratando a vida de cristo e pinturas do Indiano Diwali.

Castelinho do CCAUFES
Construído pelo libanês Felício Alcure, é uma reprodução em escala menor de um castelo medieval do Oriente Médio. Atualmente abriga a administração do Centro Agropecuário da Universidade Federal do Espírito Santo.

Área Ecológica do Horto Municipal
O local é destinado ao estudo e preservação do meio ambiente. Possui um bosque reflorestado, inúmeras nascentes, apropriado para o lazer e o contato com a natureza. No Horto ocorrem ainda atividades que dizem respeito a produção de mudas de essências nativas e exóticas, educação ambiental e projetos universitários.

Pico Pedra do Pombal
Possui uma via grampeada para rapel e escalada com 70 metros de altura. Ótima opção para prática de trecking. Tem, no total, 997 metros de altitude, localizado no Distrito de Rive.




Link Patrocinado


Veja Também

Destaque
Política
Saúde

MAIS NOTÍCIAS









Link Patrocinado

 
 

Copyright © 2008 - 2020 - Todos os direitos reservados Rede M1 de Comunicações