30/11/2014 - 09h30 - Atualizado em 30/11/2014 - 12h40
 

“A base: busca por novos talentos”

Como andam os campos de várzea e o surgimento de futuros ídolos da bola.



 

Redação do M1 - (28) 9992-0545  
 

Rômulo Muri
Do M1


O sonho de todo menino é um dia ser jogador de futebol e chegar à seleção brasileira, conquistar a copa do mundo ou apenas participar de uma, mas para chegar tão longe é preciso planejar horários, treinar e claro ter oportunidades.

 
Escolinha de futebol em parceria com projeto 'campeões do futuro' buscam revelar novos craques (Foto: Romulo Muri).  
Depois da goleada que o Brasil sofreu contra a Alemanha muitas perguntas surgiram: afinal o talento ainda existe? Os grandes clubes não revelam mais craques como antes? Jovens talentos vão embora cedo demais? Com isso a reportagem do M1 foi ao estádio Coronel Paiva Gonçalves em Mimoso do Sul, mais conhecido com Ypiranga ou mesmo mimosense.

Como são as tentativas de milhares de jovens brasileiros para entrar nas categorias de base? Será que no ES essas oportunidades existem? Bom, se voltarmos no tempo e nesse mesmo estádio iremos descobrir revelações ao futebol brasileiro de nível nacional. Na década de 90 a foi criado o mimosense futebol clube que revelou os jogadores: Odvan (ex-vasco), Bugica (ex-flamengo), Ademilson “São José” (ex-botafogo) e Jean Elias (ex-cruzeiro). O inesquecível Ézio Leal Moraes Filho não chegou vestir a camisa do mimosense, mas jogou pelo Ypiranga nos tempos de glória do futebol capixaba.

Hoje o futebol brasileiro e principalmente o capixaba estão tentando se reinventar. Atualmente uma escolinha treina crianças e jovens que participam de campeonatos organizados no estado, recemente um torneio foi criado em espécie de peneira. Disputado por oito equipes de cidades e regiões diferentes. Os donos da casa não foram bem isso mostra que o futebol capixaba está longe de ser referencia nacional a exemplo dos times mineiros.

 
 
Estádio praticamente abandonado em Mimoso do Sul.(Foto: Rômulo Muri)  

O governo veio apostando no projeto “campeões do futuro” que dos principais objetivos é levar as crianças ao campo de futebol onde não só trabalham com o esporte, mas sim com a educação em geral. Os jovens como Pedro Pirovani sonham com o sucesso como profissional, “meu sonho é jogar em um clube grande e ouvir a torcida gritar meu nome”, diz Pedro como todo bom vascaíno ele também ele também sonha em ganhar o arque rival flamengo e conquistar o estadual. “Seria um sonho realizado jogar pelo vasco e marcar um gol na decisão do carioca contra o flamengo e sair gritando: É CAMPEÃO!”, comenta o garoto.