Mimoso do Sul expõe talento de artesãos na festa da cidade

Os artesãos da terra já estão em fase final de preparação para o evento, o Espaço do Artesão terá 27 metros quadrados para uma exposição coletiva. Redação do M1 - (28) 9992-0545
 
 

Do M1

Mimoso do Sul realiza no mês de julho suas duas mais importantes festas: a Festa da Cidade e o Festival de Inverno de Sanfona e Viola de São Pedro do Itabapoana, nos dias 11 a 14/07 e 27/07 a 04/08, respectivamente. Uma das atrações dessas festividades será o Espaço do Artesão com 27 metros quadrados para uma exposição coletiva. Os artesãos da terra já estão em fase final de preparação para o evento.
 
 
O capitonê é um símbolo consagrado em design. (foto: Assessoria de Comunicação/Prefeitura)  

Evanilda Rangel, por exemplo, prepara suas almofadas e colchas em “capitonê” para expor. Para ajuda-la a artesã conta com o apoio jovem da funcionária Patrícia Poggiann que diz estar muito feliz por ter aprendido a técnica do trabalho que data de 1840, vindo da Inglaterra. “Acredito que em Mimoso do Sul a técnica veio pelos colonizadores portugueses que habitavam as grandes fazendas de café”, conta Evanilda que diz ter aprendido o trabalho com sua mãe, que aprendeu com sua avó.

Com origem inglesa o capitonê é um símbolo consagrado quando o assunto é design. A técnica surgiu em meados de 1840 como forma de valorizar o trabalho manual. O estilo romântico, marcado por pregas e pedrarias costuradas no tecido, apresenta desenhos geométricos (losangos e quadrados) e consegue um efeito de luz e sombra.

Perguntada sobre o valor de uma colcha (cama king size) com duas almofadas Evanilda Rangel respondeu que o preço não pode ser menor do que R$ 500, afinal são aproximadamente 2 mil e 208 pontos seguidos deste mesmo tanto de contas ou pedras bordadas na peça, tudo em 1 mês de trabalho.