BLOG DO DODÔ

COTIDIANO E HISTÓRIA

 
 Por Luís Salvador - Dodô

 Dodô é professor, palestrante, historiador da cidade de Mimoso do Sul

 

Mahatma Gandhi



17/07/2021 19h07 Atualizado em 17/07/2021 19h07



Nossa história começa no ano de 1600 quando a Rainha inglesa Elizabeth I autoriza a criação da Companhia Inglesa das Índias Orientais Uma Empresa Privada com sede em Londres para desenvolver o comércio com as Índias. A Índia adota o Sistema Político e Econômico denominado de Protetorado. Nesta época a Índia era um país agrícola produtor de especiarias, destaque para a mostarda e cânhamo cannabis ruderalis produtora de fibras para tecidos. A moeda da Índia é a rúpia.


Continue lendo após a publicidade

A Inglaterra explorou muito a Índia. Comprava o algodão indiano a preço de banana e os vendiam como tecidos a preço de ouro. A companhia tinha o monopólio do comércio do chá. E toda a riqueza da Índia foi transferida para a Inglaterra. A Inglaterra impôs o seu modo europeu de ser e produziu muitas intervenções na Índia: Interferiu no processo sucessório dos governantes; Interferiu no casamento das crianças; na tradição dos rituais Sati que queimavam a esposa no caso de morte do marido. Enfim, vai introduzindo seus costumes no povo indiano bem diferente dos costumes europeus.

A religião da Índia é politeísta: Brahma, Vishnu e Shíva são seus deuses principais. E é dividida em castas, de acordo com a profissão e não se pode mudar de casta durante a vida do hindu. E de 1757 a 1780 (23 anos) a Inglaterra retirou da Índia 40 milhões de libras. Além de arruinar a indústria têxtil indiana.

Em 1815 a Inglaterra torna-se o país mais rico do mundo (supremacia industrial) tudo a custo do país indiano. Até que em 1857-1858 a Índia se revolta contra a Inglaterra. Mas, foram derrotados em 15 meses. Foram tantos os problemas criado pela Companhia da Índias que em 1858 a Rainha Vitória transfere o controle da Companhia Oriental das Índias para a Coroa Britânica. A partir de 1858 a Inglaterra (Rainha Vitória – Era vitoriana) passa a governar a Índia. E a Rainha Vitória recebe o título de imperatriz da Índia. Antes a Índia era governada pela Empresa Privada Companhia das Índias Orientais de forma indireta, agora o Estado Britânico passa a governar e de forma direta. E a partir daí a Índia vai se desenvolver muito. Vai acontecendo então a ocidentalização da Índia. E vai estabelecendo o inglês na Índia um país com mais de 200 línguas diferentes. E, só então, em 1885 a Índia consegue organizar o Congresso Nacional Indiano. Tentando se livrar deste infortúnio inglês.

Como se sabe o casamento só é permitido entre as pessoas da mesma casta. Vocês viram alguma coisa disso em Caminhos das Índias uma novela da Rede Globo. O sistema de castas não existe mais legalmente a partir da Independência da Índia. Na Índia existem várias religiões: islamismo, zoroatrismo, cristianismo (poucos adeptos).

Mohandas Karamchand Gandhi nasceu em Porbandar península de Kathiawar região do Gujarate [pronuncia-se cuthárati] na parte ocidental da Índia – cidade marítima e portuária localizada na costa do Mar Arábico – Oceano Índico da Índia. Nasceu no dia 2 de outubro de 1869 (dia internacional da não violência). Foi um dos mais influentes personalidades da História mundial contemporânea. Foi político, advogado, escritor, revolucionário e religioso. Sua família pertencia à casta dos comerciantes, conhecida por bania. Foi criado sob a crença no deus hindu Vishnu, que tem como preceito a não violência.

Em 1887 Gandhi vai estudar direito em Londres e manteve o vegetarianismo. Em 1890 Gandhi vai para Paris. Conheceu a Bíblia não gostou do livro de Números e elogiou muito o Sermão da Montanha.

Como era de costume, Gandhi teve um casamento arranjado aos 13 anos de idade. Nessa época, a Índia estava ainda sob o domínio britânico. Foi para Londres estudar Direito e em 1891 (22 anos) voltou ao seu país para exercer a profissão de Advogado.

Em 1893 retorna para a Índia, mas vai logo para a África do Sul. Vai permanecer na África por 21 anos. Na África Gandhi tornou-se celibato e aderiu a castidade. À época também colônia britânica, onde sentiu pessoalmente os efeitos da discriminação contra os hindus. E, neste mesmo ano, iniciou a política de resistência passiva em protesto contra os maus tratos sofridos pela população hindu numa busca alucinada de conseguir a Independência da Índia.

Em 1894 (25 anos), fundou uma seção do Partido do Congresso indiano, destinada a lutar pelos direitos de seu povo. Em 1904 (35 anos), Gandhi começou a editar o jornal denominado de “Opinião Indiana”. Em 1906 é fundado o Grupo Político Liga Mulçumana. E formaram o novo Estado do Paquistão. Em 1908 (39 anos) escreveu “Autonomia Indiana”, em que ele coloca em discussão os valores da civilização ocidental. Em 1914 (45 anos) retornou ao seu país e começou a difundir suas ideias.

Em 1914 Gandhi retorna para a Índia. Terminada a Primeira Guerra Mundial, a burguesia na Índia, desenvolveu um forte movimento nacionalista, formando o Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como líderes Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru. A burguesia na Índia desenvolveu um forte movimento nacionalista, formando o Partido do Congresso Nacional Indiano, tendo como líderes Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nahru.

É a partir daqui que Mahatma Gandhi e Jawaharlal Nehru vão iniciar um processo de resistência estabelecendo uma greve geral no ano de 1919 (transporte e limpeza pública). Embora usassem a violência na repressão ao movimento nacionalista da Índia, os ingleses evitavam o confronto aberto. Em 1922 uma greve contra o aumento de impostos reúne uma multidão que queima um posto policial e Gandhi é preso, é julgado e condenado a seis anos de prisão.

Libertado em 1924 (55 anos), Gandhi abandonou por alguns anos a atividade política ostensiva. Em 1930, organizou e liderou a célebre marcha para o mar, (marcha do Sal) quando milhares de pessoas andaram mais de 388 quilômetros, de Ahmedhabad a Dandi, para protestar contra os impostos sobre o sal. E a partir de 1930 eles colocam a ordem de Desobediência Civil Pacífica e a resistência não-violenta por parte dos indianos. Em 1932, sua greve de fome chamou a atenção do mundo inteiro. Em abril 1935 é criado o Banco Central Indiano de iniciativa privada.

Com o fim da Segunda Guerra Mundial a Inglaterra deixa de ser potência mundial. Dando lugar para os EEUU. Só que com o início da Segunda Guerra Mundial, Gandhi volta a lutar pela retirada imediata dos britânicos do seu país.

Em 1942, foi preso novamente. Por fim, em 1947 os ingleses reconheceram a independência da Índia, contudo mantendo seus interesses econômicos. Um ano depois de conseguir a tão almejada Independência da Índia Mahatma Gandhi é morto por um hindu que na prisão respondeu que matou o nosso líder porque ele desejava a união com os mulçumanos paquistaneses.






Norway