BLOG DO DODÔ

COTIDIANO E HISTÓRIA

 
 Por Luís Salvador - Dodô

 Dodô é professor, palestrante, historiador da cidade de Mimoso do Sul

 

Recordando o Distrito De Dona América



12/04/2021 10h00 Atualizado em 12/04/2021 10h07



Estamos no ano de 1852. Bem longe daqui, lá na província de Módena, ao norte da Itália, na Região da Comuna de San Felice Sul Panaro na Itália numa região da Emília-Romanha nascia o Domingos Guarçoni (Garzoni no italiano original), patriarca da família Guarçoni. Cuidado porque existem em sua genealogia filhos homônimos (que possuem o mesmo nome dos ancestrais).

Continue lendo após a publicidade


Naquela época era muito comum os pais terem muitos filhos e assim desenvolveu-se a prole dos Guarçonis. Domingos Guarçoni casado com Amabília Cerenário Guarçoni foi também dono da Fazenda Independência. Pai de João Guarçoni casado com Dona Rosa Guarçoni, outro filho deste casal era o Domingos Serenari Guarçoni, dona Filomena Guarçoni casada com Mário Venturini aqui a nossa homenagem porque atuou como Subdelegado de Dona América. José Guarçoni (Seu Dedé) casado com Dona Altina Côrtes Carvalho. Antônio Guarçoni, casado com D. Emérita Gonçalves Guarçoni. Ângelo Guarçoni, casado com D. Maria Marques Guarçoni, pai do Giló Guarçoni (nosso amigo e atual prefeito de Mimoso do Sul). Geraldo, casado com D. Terezinha Castro Carvalho Guarçoni. Dona Taís Guarçoni casada com Dr. José Arrabal Fernandes. E, para terminar, Maria Guarçoni Costa, casada com o Dr. Odilon Costa.

Adiantando no tempo chegamos a 1875. Exatamente no dia 24 de Fevereiro, dia em que nasceu o Cel. José Carlos Terra Lima. Ele não nasceu em Mimoso nasceu em Bom Jesus. Terra Lima era filho de Dona América e o Distrito de Dona América tem este nome por desejar homenagear esta mulher. Até porque foi ela quem doou os terrenos para a construção da Estação Ferroviária. Em sua fazenda existia um grande açude e um dia foi encontrado um jacaré. E como muitas das crianças locais usavam do espaço para tomar banhos de açude. O Terra Lima resolveu sacrificá-lo. Não desejava correr o risco de o jacaré atacar algumas das crianças que adoravam se banhar no açude. E ele resolveu convocar o tio Salomé para matá-lo. Tio Salomé era o pai da Leonor Pereira e do Benito Poldi. Tio Salomé pegou da espingarda e matou o jacaré. Este açude ficava nas proximidades de onde hoje está construída a Estação Ferroviária local.

Adiantando no tempo chegamos ao ano de 1895. No dia 01 de abril. Foi neste dia que a ferrovia alcançou Dona América atingindo a proximidade da antiga Fazenda São Domingos de propriedade de Dona América Angélica de Azevedo Lima. Matriarca que deu nome ao Distrito.

Chegamos a 1903 quando nas proximidades de Dona América, precisamente na localidade denominada Pastinho, próximo à estação de Dona América. Neste ato ocorre a inauguração da Capela de Nossa Senhora da Santa Cruz. Tendo como colaboradores o Sr. Antônio Gomes de Almeida e sua esposa Dona Mocinha Almeida, que se tornaram, inclusive, zeladores da capela. Lá também moravam o Sr. Gaudêncio Simões Coelho e sua esposa que também contribuíram com a construção da capela. A Fazenda Dona América pertencia à família Terra Lima. E a matriarca da família chama-se Dona América e o patriarca era conhecido com Nhôzinho. Tinha o Rosalvo Terra Lima e o Orlando Terra Lima.

Em Dona América possuía uma escola em que a professora era chamada de Dona Sileida. Existia uma pessoa muito folclórica o tísico Zé Eduardo e também a Alaíde (cito porque eram de todos conhecidos). Tinha o Chicão que fungava muito. Lá também morava a Tia Plínia (que com o avançar da idade enlouqueceu) ela era a terceira filha do casal Alessandro Luigi Bellotti e de Sylvia Marianna Piovezana (bisavôs da Nanda Belotti, minha prima). Tia Ivone (casada com Cyceli Vivas falava muito dela). O Benito Poldi e a sua irmã Leonor também moravam lá.

Em 1924, no dia 24 de maio conseguimos terminar e inaugurar a Estrada ligando São Pedro do Itabapoana a Dona América. Antes existia uma trilha de burros usada para escoar a produção de café até ao Porto das Limeiras antes da chegada da ferrovia.

Em 1925, Segundo registros históricos, arquivados na secretaria da Paróquia São José, bem como na Cúria da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim - ES, em 1925 fora criada a Paróquia de São João do Muqui, às quais passaram as capelas de São Pedro de Alcântara a pertencer. Em meus registros são dez capelas: São Pedro (Limeira), Conceição de Muqui, São José do Calçado (na época pertencia a Mimoso), São Pedro (São Pedro), São Pedro (Fazenda Mimoso), Capela de Antônio Caetano, capela de Nossa Senhora da Cruz (Pastinho - Dona América), Capela de São Rafael, Capela de Santo Antônio de Muqui e a Capela de Nossa Senhora da Boa Morte (Bonsucesso). O Chico Poldi meu tio nascera aí em Dona América - Fazenda União em 19 de setembro de 1933.

Em 8 de agosto de 1926, foi fundada a Capela de São Domingos. "Esta fazenda se tornou modelo na região, foi a primeira a ter estábulo com o Sr. Rosalvo Barbosa Terra Lima. o primeiro contrato deste tipo, no Banco do Brasil de Mimoso do Sul, foi por mim datilografado em 1959. Deu saudades. Ele foi o primeiro a ter vacas PC na região". Contribuição do Cleber. Vacas PC quer dizer Puro de Crias que garante a pureza dos animais por cinco gerações (Notas do Escritor).

Leitor amigo, se você tem informações que complemente estas informações ou as corrijas. Por favor, comente e entre em contato conosco.






Norway