BLOG DO DODÔ

COTIDIANO E HISTÓRIA

 
 Por Luís Salvador - Dodô

 Dodô é professor, palestrante, historiador da cidade de Mimoso do Sul

 

Heron Domingues



26/03/2021 06h20 Atualizado em 26/03/2021 06h20



Heron de Lima Domingues nasceu em São Gabriel no Estado do Rio Grande do Sul no dia 24 de Junho de 1924. Sua primeira tentativa, como profissional, foi ser cantor. Quando tentou, através da Rádio Gaúcha de Porto Alegre, ainda com apenas 16 anos de idade. E quando ocorrera o ataque japonês a Pearl Harbour com os famosos kami kases, o locutor oficial da rádio gaúcha não estava no estúdio para dar a notícia de primeira mão. Na falta do locutor profissional improvisaram usando a voz do cantor Heron de Lima Domingues para propagar tão grandiosa notícia. E ao invés de se tornar cantor acabou virando locutor de rádio. E ele propagou a tão famosa notícia de primeira mão pelos microfones e antenas da rádio gaúcha.

Continue lendo após a publicidade


No ano de 1944 (20 anos de idade) mudou-se para o Rio de Janeiro e conseguiu uma colocação na Rádio Nacional do Rio de Janeiro. Daí sua carreira de locutor deu certo e acabou contratado pela Rede Globo de Televisão como locutor do Repórter Esso.

A vida dele dava certo e casou-se com Dona Maria de Lourdes Cotrim Domingues. Tiveram um único filho chamado também de Heron. Mas, o casamento fracassou... O desquite foi amigável. Mas, não é dele que desejo me expressar! É a respeito de sua segunda esposa: Jacyra Gomes Domingues. O Heron Gomes, filho do Carminho, tem este nome em sua homenagem. E o sobrenome Gomes não é coincidência. É que a Jacyra Domingues (2ª esposa) é mimosense. Nesta época o casal morava no apartamento no Bairro de Copacabana no Rio de Janeiro.

O Repórter Esso estreou no Brasil no dia 28 de agosto de 1941 e fez sua última transmissão em 31 de Dezembro de 1968. O Repórter Esso levou este nome porque era patrocinado pela Standard Oil New Jersey a Esso e foi idealizado pela agência de publicidade McCann-Erikson da United Press Associations. E já existia nos EUA desde o ano de 1935. Isto porque em 1958, houve a fusão da United Press Associations (UPA) com a International News Service (INS), surgindo a United Press International (UPI).

Continue lendo após a publicidade


Na época, apesar do grande e eficaz poderio dos jornais impressos, era o rádio que exercia fascínio no povo e mobilizava as massas. O despertar, para essa novidade, ocorreu em 7 de setembro de 1922, quando 80 rádios-galena foram distribuídos, para captar o discurso do Presidente Epitácio Pessoa na abertura da Exposição-Feira Mundial, no Rio de Janeiro.

Rádio-galena pouca gente conheceu. Eu construía um nas minhas aulas práticas de Eletrônica Industrial quando lecionava na UNES em Cachoeiro. Os alunos vibravam quando a gente conseguia captar um sinal da FM local com uma antena de quase 10 metros de fio esticados pela escola.

Em fins dos anos 30, a Nacional era a segunda maior emissora em audiência no Rio de Janeiro, sendo superada apenas pela Mayrink Veiga – posições que se invertem na década seguinte, ainda durante o primeiro Governo Vargas. A emissora permaneceu na liderança da audiência durante o período do Presidente Eurico Gaspar Dutra, no segundo Governo Vargas e no início do período de Juscelino Kubischek, somente perdendo espaço nos anos seguintes.

Heron Domingues faleceu em 9 de agosto de 1974, no Rio de Janeiro, após um dia de trabalho. Teve um ataque cardíaco.