BLOG DO DODÔ

COTIDIANO E HISTÓRIA

 
 Por Luís Salvador - Dodô

 Dodô é professor, palestrante, historiador da cidade de Mimoso do Sul

 

Relembrando Walter Franco



30/01/2021 19h27 Atualizado em 30/01/2021 19h47



Hoje resolvi relembrar um cantor importantíssimo da música popular brasileira. Veio-me a cabeça Walter Franco. Walter Franco era paulista e nasceu em 06 de Janeiro do ano de 1945. Elis Regina nasceria 71 dias depois dele em Porto Alegre. Neste mesmo ano terminava a II Guerra Mundial com a rendição da Alemanha (08 de maio).

Continue lendo após a publicidade


Lembrei-me dele porque lembrei de Viçosa. E foi lá que conheci suas canções muito tocadas na discografia do DCE - Diretório Central dos Estudantes (ainda ao lado do Barzinho do DCE - hoje) o DCE não se situa mais neste lugar. Foi transladado para o antigo prédio de madeira e depois para o Prédio Novo da Cojan denominado de Centro de Vivência. Uma obra espetacular com laje em capitéis tipo cogumelo e ainda protendida.

As músicas dele que mais me marcaram foram Serra do Luar e Vela Aberta. Sinto uma saudade danada quanto ouço estas músicas. Vela Aberta é uma preciosidade da música brasileira. Marcou-me muito porque havia separados de meus pais levando uma vida só minha morando em Viçosa, na época, há 12 horas de distância de Mimoso e dos meus amigos e de minhas paixões. E esta música mexeu muito comigo porque eu e o Marcelo Eugênio da Silva (Neca - filho do Waldemar e da Biduca) trabalhamos junto no DCE colocando as músicas para os alunos ouvirem. Foi uma composição de Cid Franco (seu pai) um político.

Amigo de Leila Pinheiro que também gravou Serra do Luar. Esta música eu colocava todos os dias. Mesmo que eu esquecesse quando abria os livros de pedidos que ficavam na entrada do DCE onde os alunos pediam para ouvir determinada música, a gente (como colaborador - Os colaboradores tinham a chave do estúdio - Um quadradinhos de madeira onde ficavam os discos LP's e a vitrola) o colocava para tocar.

Ficava muito triste porque vinha para Mimoso e ninguém aqui conhecia ou ouvia as músicas de Walter Franco. Ainda mais que vaiaram um amigo meu e do Diógenes que era o Zé Geraldo que tantas vezes bebeu cachaça conosco no DCE. Este tipo de música não chegava por aqui.

Nessa época morávamos em Viçosa, era uma turma de Mimoso: Eu, Antonimar, Whitson, Helinho, Luciano Guarçoni, Joelson (Babú), André, Helena Santana, Zé Roberto Lino, Guigui, Mirinha, Brazinha, Marcão (irmão do Beto da Lua), Ivan Nassur, Bebel filha do Botija, Karla Silva, Lurdinha (casada com o Tico), Luís (irmão do Tião), Rogerinho Guarçoni, Julinho Paiva, Peixotão (filho do Peixoto), Bid, Mainho, Neca (filhos do Waldemar e da Biduca), André Garcia, Fernanda Felipe, Renilo, Vicente Vivas, irmã do Nailton do Funil, Rozimere Costa entre outros.

Eu não conheci o Walter Franco pessoalmente, porque ele não tocou em Viçosa. Walter Franco também gravou junto com Oswaldo Montenegro e Chico Buarque de Holanda.

Walter Franco nos deixou em 24 de Outubro de 2019 depois de ficar internado por duas semanas vítima de um AVC aos 74 anos de idade.