BLOG DO DODÔ

 

Cotidiano e história

 
 
 
 
 
   


 

A guerra do Vietnã


 



 


Blog do Dodô - por Luís Salvador Poldi Guimarães

 






A Guerra do Vietnã teve causa ideológica, na verdade provocada dentro do próprio país, quando o Vietnã do Norte (apoiado pela Rússia) e o Vietnã do Sul (apoiado pelo EUA) se indispuseram um contra o outro. Num período entre os anos de 1959 e 1975. Contou com a intervenção Norte-Americana. Na verdade trata-se da continuidade de outra guerra anterior: a guerra da Indochina. Estima-se que 2 milhões de pessoas foram mortas. Uma quantidade de pessoas que o Covid-19 não deve ultrapassar.

Continue lendo após a publicidade


A Guerra da Indochina foi um incidente que houve contra a França. Porque a França, na época, colonizava (domínio colonial) uma região da Indochina conhecida como Indochina francesa. O fim desta guerra foi estabelecido numa convenção realizada em Genebra no ano de 1954. A diferença entre eles era que o Vietnã do Norte era governado por Ho Chi Minh e tinha como capital a cidade de Hanói que era aliado da União Soviética. E o Vietnã do Sul que era governado por Ngo Diem Dinh, sua capital era Saigon e era aliado aos Estados Unidos.

Muito retratada na música Saigon de composição de Carlão, Cláudio Cartier e Paulo Feital imortalizada na voz de Emílio Santiago em 1985.

Esta guerra nada tinha a ver com os EEUU até que a participação efetiva dos Estados Unidos no conflito ocorreu após o Incidente do Golfo de Tonquim, em agosto de 1964. Em que a embarcação americana USS Maddox foi atacada duas vezes por torpedeiros norte vietnamitas. Os ataques, nunca foram comprovados pela marinha americana, foram usados apenas como pretexto para a aprovação de resoluções que permitisse o envio do exército americano para a guerra vietnamita.

Os EEUU apelaram muito nesta guerra, uma vez que, as tropas americanas usaram bombas incendiárias, como o napalm, e até armas químicas, como o agente laranja, para destruir plantações e desfolhar as árvores das florestas, que eram usadas como esconderijo pelos vietcongues.

Por causa dessa extrema violência, o governo americano passou a ser alvo de grande pressão popular para a saída do conflito à medida que as imagens da guerra eram divulgadas e as quantidades de mortos no exército americano cresciam. Os protestos pelo fim da participação americana na Guerra do Vietnã aconteceram principalmente com os movimentos de contracultura, que estavam em alta na época.

A cidade de Saigon foi conquistada e renomeada para Ho Chi Minh pelos comunistas em 1975. Com a derrota do governo sulista, o Vietnã foi reunificado sob um governo comunista a partir de 1976.

Os EEUU perderam 58 mil soldados nesta guerra por desconhecimento e treinamento em região de selva. Atualmente, eles treinam na região Amazonas para adquirirem esta formação em que o Brasil é bem treinado. Nosso pessoal do Exército faz um curso de sobrevivência na selva. E este treinamento coloca o Brasil como um país bem treinado em condições de guerra na selva.

Existe um museu na cidade de Hanói com uma coleção das armas usadas nesta guerra.

Escolhi retratar este assunto porque o Brasil pede o retorno da Ditadura, da intervenção militar, retorno do AI-5 (Ato Institucional de número cinco) e do fechamento do STF - Supremo Tribunal Federal. É triste ver pessoas que desconhecem o assunto se posicionando a favor destas barbáries. Já vivemos isto no passado e daí nasceu o livro: Brasil Nunca Mais. Regime Militar foi a pior época do Brasil onde tantas barbáries aconteceram e que oxalá nunca estes ideais retornem ao Brasil. Só quem não sabe o que é defende estas ideias ultrapassadas e retrógradas.

O Brasil não vai bem não conseguimos escolher nem um Ministro para a pasta da saúde depois de dois já ter sido demandado.



Veja Também




Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1