BLOG DO DODÔ

 

Cotidiano e história

 
 
 
 
 
   


 

Vida de Santa Rita de Cássia


 



 


Blog do Dodô - por Luís Salvador Poldi Guimarães

 






Maio, 22 de 1381 (hoje faz 639 anos). Nasce Santa Rita de Cássia em Rocca Porena na Itália na região da Úmbria. Filha única do casal Antonio Mancini e Amada Ferri. Em Rocca Porena não existia ainda padre. Por isso ela foi batizada em Santa Maria dos Pobres uma cidadela da região de Cássia na Itália. Casou-se com Paolo Ferdinando - Paulo Fernando para nós em português, com apenas 12 anos de idade. Fernando era um marido complicado: alcoólatra, e como consequência violento.

Continue lendo após a publicidade


O casal teve dois filhos (eram gêmeos) que puxaram o gênio do pai. Fernando morre assassinado a facadas em 1412. Depois de ficar viúva e perder os filhos por uma virose tipo esta de agora com apenas 14 anos de idade morreram os dois vítima de uma virose. Tentou por três vezes entrar para o Covento de Santa Maria Madalena (das freiras agostinianas). Não conseguiu tal permissão porque não era virgem. Só depois de ter sido negada por três vezes conseguiu entrar para o Covento em 1413 (com 32 anos de idade).

A freira entendeu que fosse um pedido divino e a acolheu. Observem como são difíceis as suas causas o que vai lhe propor o slogan de Advogada das causas impossíveis. Seus dois filhos morreram num espaço de menos de um ano. Depois foi para Roma. Ainda retornou de Roma e viveu mais um pouco. Até que foi acometida pela doença de chagas. Santa Rita morreu no dia 22 de Maio de 1457 (mesmo dia e mês em que nascera), aos setenta e seis anos de idade e quarenta e quatro de profissão religiosa, governando a Igreja de Jesus Cristo o Papa Calixto III. Na ocasião da morte de Santa Rita, os moradores da cidade de Cássia não só haviam melhorado seus costumes, gozando ao mesmo tempo do benefício da paz, como se sentiam orgulhosos de poder acrescentar às passadas glórias o brilho das virtudes daquela insigne filha de Cássia, a quem o povo começou a dar o nome da histórica cidade, chamando-a Bem aventurada Rita de Cássia. Crescia rapidamente a fama das virtudes da penitente religiosa, de modo que, quando o Senhor, por meio dum milagre, quis que chegasse ao povo a notícia da morte de Santa Rita de Cássia, de toda parte veio gente venerar os restos mortais daquela bem aventurada santa. Santa Rita não sabia ler nem escrever. Em 1627 foi beatificada e em 1900 canonizada. Por isso o dia 22 de Maio é Consagrado a Santa Rita de Cássia dita como protetora das causas impossíveis.

Em seus últimos 15 anos de vida era sofrera muito. Deste modo, Santa Rita de Cássia se converteu na advogada dos pobres e dos desesperados, obtendo inumeráveis graças de consolo e fortaleza aos que a invocam nas mais diversas situações. Que Santa Rita de Cássia nos ajude a compreender os desígnios de Deus para cada um de nós individualmente, e a sorver até a última gota o cálice da obediência à sua vontade santíssima, ao longo de nossa existência.



Veja Também




Link patrocinado



  Receba e compartilhe notícias todos os dias no grupo de WhatsApp da Rede M1