Flamengo pode perder quatro pontos e ainda corre risco de ser rebaixado

Time escalou André Santos contra o Cruzeiro, na última rodada do Brasileirão, de forma irregular, e pode cair para o 17º lugar Redação do M1 - (28) 9992-0545
 
 

Rômulo Muri
Do M1 


Assim como a Portuguesa, o Flamengo também pode ser punido com a perda de quatro pontos no Campeonato Brasileiro por ter escalado de forma irregular o lateral-esquerdo André Santos na partida contra o Cruzeiro, pela última rodada da competição. O jogador foi expulso na Copa do Brasil, julgado na última sexta-feira, e teria de ter cumprido a suspensão no jogo do último sábado.
 
 
André Santos, do Flamengo, não poderia entrar em campo contra o Cruzeiro.  

Por mais estranha que possa parecer, a denúncia está fundamentada no parágrafo primeiro do artigo 171 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), que afirma: "quando a suspensão não puder ser cumprida na mesma competição em que se verificou a infração, deverá ser cumprida na partida subsequente de competição realizado pela mesma entidade."

Como serão abertos dois processos diferentes nos casos da Lusa e do Rubro-Negro, o clube carioca ainda corre risco de queda. Caso apenas o Flamengo seja punido com a perda de pontos, a Portuguesa ficaria na Série A, enquanto o Fla seria rebaixado.

Se ambos perderem pontos, o clube da Gávea ainda corre o risco de ir para a Série B, caso o Vasco tenha sucesso com o recurso no STJD, em que pede a impugnação da partida contra o Atlético-PR, no último domingo, em Joinville.

A advogada do Cruz-Maltino, Luciana Lopes, destacou que o Gigante da Colina terá como base não só no tempo excessivo de paralisação, mas também também a falta de segurança no estádio.

Em caso do Vasco ganhar a causa, quem cairia no lugar do Vasco é o Ciricúma, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Na parte de cima da tabela, a única possibilidade de mudança é a queda do Atlético-PR, da terceira para a quarta posição.

Com as diferentes possibilidades, Portuguesa, Flamengo e Criciúma ainda correm risco de rebaixamento, enquanto Vasco e Fluminense vivem a esperança de permanecer na Primeira Divisão.

Flamengo divulga nota oficial sobre o caso
A diretoria do Flamengo divulgou na tarde desta quarta-feira uma nota oficial em seu site se posicionando sobre a denúncia de ter escalado o lateral André Santos de forma irregular na última rodada do Brasileirão. O informativo aproveita ainda para criticar a tentativa dos clubes rebaixados em se manter na Série A através de ações judiciais.

Vejam a nota
Tendo em vista as notícias publicadas pela imprensa a respeito da escalação do nosso atleta André Santos no jogo contra o Cruzeiro, o Clube de Regatas do Flamengo manifesta sua absoluta tranquilidade em relação ao caso, respaldando sua posição nos diversos artigos que regem a lei esportiva e nas resoluções da Confederação Brasileira de Futebol.

Caso o Flamengo venha a ser instado a apresentar sua defesa, assim o fará, de forma embasada, clara e totalmente transparente.

Na realidade, a única preocupação que temos quanto a esta notícia é o fato de vermos a tentativa de se usar ações na Justiça para se sobrepor aos resultados esportivos conseguidos nos gramados.

O campeonato brasileiro de 2013 foi composto por 380 jogos. Cada time esteve em campo 38 vezes, disputando partidas de muita emoção. A classificação final de cada agremiação foi conseguida por seus méritos e problemas. Mudar esta realidade será um desserviço ao futebol e uma afronta ao torcedor brasileiro.

Confira como ficaria a nova classificação com as diferentes possibilidades:
Se apenas a Portuguesa perder os pontos:
   
Classificação Pontos
14º - Internacional 48
15º - Criciúma 46
16º - Fluminense 46
17º - Portuguesa 44
18º - Vasco 44
19º - Ponte Preta 37
20º - Náutico 20
   

 

 

Se apenas o Flamengo perder os pontos:

   
Classificação Pontos
14º - Internacional 48
15º - Criciúma 46
16º - Fluminense 46
17º - Flamengo 45
18º - Vasco 44
19º - Ponte Preta 37
20º - Náutico 20
   


Se Portuguesa e Flamengo perderam os pontos:

   
Classificação Pontos
14º - Criciúma 46
15º - Fluminense 46
16º - Flamengo 45
17º - Portuguesa 44
18º - Vasco 44
19º - Ponte Preta 37
20º - Náutico 20
   

Se Portuguesa e Flamengo perderem quatro pontos e o Vasco ganhar os pontos do jogo contra o Atlético-PR:

   
Classificação Pontos
14º - Vasco 47
15º - Criciúma 46
16º - Fluminense 46
17º - Flamengo 45
18º - Portuguesa 44
19º - Ponte Preta 37
20º - Náutico 20
   

 

Se apenas o Vasco ganhar os pontos:

   
Classificação Pontos
14º - Bahia 48
15º - Internacional 48
16º - Vasco 47
17º - Criciúma 46
18º - Fluminense 46
19º - Ponte Preta 37
20º - Náutico 20