São Jose das Torres
Estrela D’Alva, Peito de Moça, Canduras e o Pico do Farol, picos situados no distrito


Redação e-mail: portalmimoso@hotmail.com / (28) 9992-0545

 

Igreja de São José das Torres

 
É o maior distrito em extensão territorial. Acompanha de norte a sul (das divisas de Atílio Vivácqua e Presidente Kennedy ao Rio ltabapoana- divisa ES/RJ) a BR 101 no seu traçado rodoviário.

Suas terras tanto se prestam para as culturas do café e banana, na parte montanhosa, como do arroz nas planícies e para criação de gado em suas extensas baixa¬das, com o verde das paisagens naturais.

 

A vila fica no sopé das “torres’ que são as montanhas: Estrela D’Alva, Peito de Moça, Canduras e o Pico do Farol, cercando um lado dela. O Distrito de São José das Torres, criado em 15 de setembro de 1901 pela Câmara Municipal de São Pedro do ltabapoana, na época, teve como Juiz Distrital o Sr. Félix José da Silva e escrivão do Registro Civil o Sr. Eugênio Moreira Camargo.


A Capela São José foi inaugurada antes de 1900, sendo os seus principais fundadores os senhores Manoel Correa Camargo, Eugênio Camargo, Félix José da Silva, Domingos de Souza Barbosa, Antonio Rolim Nunes de Azevedo entre outros. Até que em 1937 o Bispo Diocesano nomeou um Conselho da Capela — seus conselheiros: Sr. Educo Poubel, João Livramento, Odilon Nogueira de Faria, Verly de Mattos e irmão, para organizar e reconstruir a igreja, porque os pequenos reparos não resolveriam a situação em que esta se encontrava. Assim foi feita uma nova Capela.


O principal rio da região é o Rio Preto. Nasce na Serra "das Torres”, e, o conjunto de riachos que descem das matas proporcionam a sua formação, desembocando-se no Rio ltabapoana. São as nascentes, o curso de cada riacho, as corredeiras, os poços, as águas transparentes, os seixos com formas arredondadas e a vegetação margeando cada curva que desvendam o mistério da sede de São José das Torres, pois acima dela se localiza o Santuário Secreto de Beleza Natural.

São comunidades rurais: Flores, Alto da Serra, Santa Rosa, Marmorite. Cachoeira Alta, Santa Cruz, Rancho Alegre e parte do Rio Preto





 
 

Mapa

Previsão do tempo