Ponte do Itabapoana
Uma vila com boas edificações que demonstram "o auge de um passado histórico”


Redação e-mail: portalmimoso@hotmail.com / (28) 9992-0545

 

Estação de Ponte do Itabapoana

 
Localiza-se ao extremo sul do município, à margem do Rio ltabapoana. A sede do distrito é uma vila com boas edificações que demonstram "o auge de um passado histórico”. Passado este, que em 1º de agosto de 189 - Decreto nº 64 - foi elevado à categoria de município, uma vez que tinha renda, população e estrutura suficientes para se desmembrar de São Pedro do ltabapoana.

Um dos fatores que favoreceu o desenvolvimento da região foi a inauguração da Estação de ltabapoana em 1º de fevereiro de 1894, quando chegou a locomotiva da Companhia Estrada de Ferro Leopoldina Raílway, com a denominação de Ramal de Santo Eduardo a Cachoeiro de ltapemirim’.

 

No dia 1º de agosto de 1899 foi erigida e provisionada a Capela São Sebastião na sede municipal. Em 1929, o município de Ponte do ltabapoana é suprimido, voltando com a mesma denominação à condição de distrito.


Até a década de cinqüenta ‘nossa vigilante” Ponte do Itabapoana, ainda mantinha intensas atividades culturais como cinema, clubes e teatro vindo Cias. de Campos e da Capital - Rio de Janeiro.


Após este período aconteceu a evasão de várias famílias em busca de situação financeira ou qualidade de vida melhor, isto provocou uma fase negativa no distrito.

Suas comunidades Rurais são: Cascata, Santa Paz, Sossego e partes do território do Pastinho e da União.





 
 

Mapa

Previsão do tempo