Dona América
O 1º núcleo histórico do município


Redação e-mail: portalmimoso@hotmail.com / (28) 9992-0545

 

Vila de Dona América

 
Situada à margem da Estrada de Ferro Leopoldina. É zona de criação de gado e outras opções na agricultura. Sua área geográfica estende-se até as margens do Rio ltabapoana, onde está localizada a Cachoeira das Garças (Ex-Cachoeira do Inferno), nas corredeiras da Limeira.

Observando as linhas que perfazem os limites deste distrito, chega-se à conclusão que o 1º núcleo histórico do município — A Freguesia da Limeira ou Limeira do ltabapoana - pertence a ele, Porto da Limeira, que até a chegada da ferrovia recebia e exportava grandes cargas através da navegação a vapor.

 

No período áureo da Freguesia da Limeira do ltabapoana” Dona América era apenas parte do contexto como Fazenda São Domingos, que fazia das tropas de mulas o meio de transporte de carga até o porto. Em 1º de abril de 1895, chega na Estação de Dona América a locomotiva da Cia. E.F. Leopoldina Railway prolongando mais um trecho ferroviário na região. A estação ficou localizada na Fazenda de São Domingos, de propriedade da Sra. Dona América Angélica de Azevedo Lima, que por sinal, recebeu seu nome, de inicio, em homenagem aos relevantes serviços prestados à Companhia (contam os antigos - A senhora Dona América oferecia refeições gratuitas a oitenta ou mais empregados da Cia., diariamente, no período da construção da estrada de ferro).


O Cel. Jose Carlos Terra Lima instalou na sede do distrito: telégrafo, correio, telefone, luz, água e escola. Com essas melhorias possibilitou no dia 9 de novembro até 1928 - Lei nº 1.676/28 - a criação do 2º Distrito Judiciário de Dona América, no Município de ltabapoana, Comarca de São Pedro do ltabapoana.


A sede do distrito sofreu muitas perdas no comércio como transferência do Cartório. corte de telefone e correio. Muitas famílias se evadiram. A exemplo temos as ausências de Philomena Guarçoni Venturini, Renato e Edíth Terra Lima (estas duas senhoras mantiveram durante muito tempo, junto à comunidade social e religiosa local, resistência a tais fatos).

As comunidades rurais deste distrito são: Pastinho, Vargem Alegre, Santa Terezinha, parte da Independência, Jacarandá e Gabiroba.



 

 

 

 

 

Mapa

Previsão do tempo